Perguntas Frequentes

Sobre o consórcio

1 - O que é um consórcio?


Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas e/ou jurídicas – em grupos, que contribuem mensalmente para um fundo comum, em um determinado prazo e com quantia determinada pelo percentual do preço do carro escolhido no plano de consórcio.

Todos os participantes do grupo, após contemplação por sorteio ou lance, têm o direito de adquirir seu bem. Portanto, consórcio é a arte de poupar em grupo.


Assista ao vídeo abaixo para saber mais
:

2 - Quais são as principais vantagens de um consórcio?

  • Opções de prazos para pagamentos;
  • poder de compra à vista;
  • possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio;
  • possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
  • oportunidade de formar e ampliar patrimônio.
     

3 - O que é o Consórcio Nacional Volkswagen?

A formação dos grupos é feita por uma Administradora de Consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

O Consórcio Nacional Volkswagen é uma das maiores administradoras de consórcios do País e líder de mercado entre as administradoras ligadas a montadoras em número de clientes ativos, segundo o Banco Central do Brasil.
 

4 - Quais as vantagens do Consórcio Nacional Volkswagen?

O Consórcio Nacional Volkswagen é a única empresa a contar com a garantia da marca Volkswagen, além do apoio da Rede de Concessionárias Volkswagen, do momento da venda da cota até a retirada do veículo.

A empresa está no mercado desde 1976 e já entregou mais de 500 mil veículos. É a tradição, comodidade e garantia da marca Volkswagen para você. Clique aqui para simular e adquirir o seu plano.
 

5 - Como faço para adquirir uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen?

Clique aqui, faça uma simulação para escolher os planos e veículos Volkswagen mais adequados para o seu caso e compre sem sair de casa.

Se preferir, você pode comparecer a uma Concessionária Volkswagen ou entrar em contato com um Representante Autorizado do Consórcio.

 

6 - Quando ocorre a formação do grupo?


O grupo de consórcio será formado no prazo de até 90 dias a contar do primeiro dia útil após a data da assinatura da Proposta de Adesão, quando houver a quantidade de adesões em número e condições suficientes para garantir a viabilidade do grupo.

7 - O que acontece caso não haja número suficiente de adesões no grupo?


Caso o grupo não seja constituído no prazo de 90 dias, o Consórcio Nacional Volkswagen devolverá os valores pagos aos consumidores.
 

8 - O que acontece quando o grupo estiver formado?

Quando o grupo estiver formado, o Consórcio Nacional Volkswagen enviará para o endereço de correspondência uma carta contendo informações importantes como:

 

  • senha de acesso para a área de autoatendimento do cliente;

  • número do grupo/cota e dígito;

  • calendário das assembleias.
     

9 - Como é composta a prestação do consórcio?


As prestações correspondem à soma da contribuição para compra do bem, taxa de administração, fundo de reserva, seguro de vida em grupo, além de outras obrigações financeiras do consorciado previstas no contrato de consórcio.


10 - O que é contemplação?


A contemplação é o momento em que o cliente passa a ter o direito de utilizar o crédito para a compra do bem, desde que atendidas as condições expressas no regulamento.
 

11 - Quando e como acontece a contemplação?



A confirmação da contemplação ocorre na data da assembleia. Para os consorciados ativos e com os contratos em dia, a contemplação pode ocorrer de duas maneiras:


  1. por sorteio, que extrai os resultados da Loteria Federal para determinar as cotas elegíveis à contemplação. O sorteio serve apenas para definir a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo receberão até o fim do plano;

  2. por lance, observando-se as condições estabelecidas no regulamento.
     

12 - O que é o lance vencedor e como ele funciona?

Lance vencedor é aquele que amortiza o maior número de prestações mensais do grupo. Sendo assim, no caso de um grupo misto, o lance vencedor não será necessariamente o de maior valor em reais, mas sim aquele que amortizar o maior número de parcelas.

As contemplações estão condicionadas à existência de recursos financeiros no grupo. 

 

13 - O que acontece em caso de empate no lance vencedor?

Em caso de empate, será aplicada a sequência de elegibilidade prevista no Sistema de Sorteio do contrato. Será ganhador da cota aquele que estiver mais próximo do número sorteado. 



As contemplações estão condicionadas à existência de recursos financeiros no grupo.
 

14 - O que é o gravame?

No caso de financiamento de veículo ainda não totalmente quitado em um banco ou uma financeira, é lançado um gravame no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Ele impede a transferência do veículo para outro proprietário até que o documento esteja regularizado.
 

15 - No fim do contrato de consórcio, quando é feita a liberação do gravame?


Se a cota for quitada até a data da assembleia vigente, a liberação do gravame ocorrerá 10 (dez) dias após a data do pagamento, de forma automática. Caso a quitação ocorra após a data da assembleia, a baixa ocorrerá 1 (um) dia após a assembleia seguinte.


 

Após esse prazo será necessário dirigir-se ao órgão de trânsito de sua localidade para emitir um novo documento (CRV) sem alienação.

16 - Caso você seja cliente e já tenha um grupo formado, veja os serviços pós-vendas:

17 - Confira a lista completa dos representantes de consórcio autorizados.