Sistema de Informações de Crédito

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) tem por finalidade prover informações ao Banco Central do Brasil (Bacen), a que estão dispostas as instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN), para fins de supervisão do risco de crédito e propiciar o intercâmbio de informações, entre referidas instituições, sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito.

As instituições do SFN devem obrigatoriamente efetuar o registro no SCR dos débitos e das responsabilidades de cada cliente decorrentes de empréstimos, financiamentos, adiantamentos, operações de arrendamento mercantil, coobrigações e garantias prestadas, compromissos de crédito não canceláveis incondicional e unilateralmente pelas instituições integrantes do SFN, operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar, ou quaisquer outras operações com risco de crédito.

As inclusões, correções e/ou exclusões de registros, marcações sub judice, e registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos clientes junto ao SCR são efetuadas pelas instituições integrantes do SFN.

As consultas ao SCR podem ser efetuadas pelo próprio cliente, junto ao Bacen, e pelas instituições integrantes do SFN, mediante a autorização específica desse cliente. Em caso de divergência de informações, o cliente poderá pedir sua correção, exclusão ou registro de anotação complementar, inclusive de medidas judiciais, mediante solicitação escrita e fundamentada ao Banco Volkswagen S.A.

Facebook
Twitter
Google+